Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina

Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina

Não é exagero dizer que as feiras livres têm um grande espaço na cultura brasileira. Comer pastel, tomar caldo de cana, negociar frutas e verduras, comprar artesanato, roupas e até dar algumas risadas fazem parte da experiência de visitar uma feira. É nesse “ambiente de feira” que as coisas podem fugir do comum: uma dúzia, com uma boa conversa, pode valer mais que 12 e o simples fato de ganhar um “chorinho” é um grande motivo de felicidade.

É nesse clima que apresentaremos a vocês a feira Ver-o-Peso, que fica na Baía do Guajará, em Belém, no Pará. Considerada a maior feira livre da América Latina, chegou a ser cotada como uma das 7 Maravilhas do Brasil, em votação realizada em 2008.

Mas a feira não começou assim, do dia para a noite. Fundada em 1687, a Ver-o-Peso, na época “Haver-o-Peso”, nasceu como um posto alfandegário, responsável pelo controle de mercadorias e pela arrecadação de impostos da região amazônica. A prática durou até meados de 1839, quando a repartição foi extinta e o espaço foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco.

O Espaço, por sinal, já é um passeio à parte. São 35.000m², com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Solar da Beira e a Praça do Pescador. Todos tombados pelo IPHAN, em 1977.

Hoje em dia, a Feira conta com mais de 3.500 trabalhadores, que a partir das 2h já começam a trabalhar em um ritmo frenético. Lá, onde você poderá encontrar de tudo, é inclusive um ótimo lugar para procurar frutas exóticas, mas seus pontos fortes são os peixes, o açaí e as farinhas.  Vários chef’s  de cozinha visitam o lugar pela grande variedade e pela qualidade dos alimentos.

Se você passar por perto, não deixe de provar o peixe frito com açaí, um dos pratos mais clássicos do lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *