Syngenta: Inclusão também nas reuniões virtuais

Syngenta: Inclusão também nas reuniões virtuais

Devido ao contexto de isolamento social em que o uso de ferramentas para reuniões virtuais aumentou consideravelmente no ambiente profissional, a Syngenta implementou um serviço para garantir acessibilidade aos colaboradores portadores de deficiência auditiva.

Por meio de profissionais especializados em tradução e interpretação de LIBRAS, a tradução simultânea durante a reunião torna possível a comunicação de pessoas surdas no ambiente digital. A disponibilidade do serviço garante ao surdo o direito de ser atendido em seu próprio idioma, promovendo o respeito e a inclusão.

O serviço é prestado por meio de uma parceria com a ICOM, uma central especializada em tradução e interpretação de LIBRAS. A empresa realiza a triangulação da comunicação entre a pessoa surda e a empresa com a mediação remota de um intérprete.

O processo é simples e não requer nenhuma tecnologia especial. Para ter acesso ao serviço, basta um computador (desktop ou notebook), tablet ou celular com acesso à internet, câmera de vídeo e microfone.

A iniciativa se conecta ao programa de inclusão da Syngenta, Cultivar, que evoluiu com contratações de pessoas com deficiência em diversas áreas. Por meio do programa, todos esses profissionais contam com acompanhamento técnico psicológico mensal, envolvendo funcionários e gestores. O processo prioriza, aproximação, aprimoramento de habilidades e competências necessárias para evolução, tanto pessoal quanto profissional.

Outras parcerias

Partindo da mesma prerrogativa de inclusão, a Syngenta realizou outras parcerias fundamentais. Uma delas é com a Ser Especial – AAIT, uma entidade filantrópica, que possui mais de 18 anos de atuação em programas de capacitação, aprendizagem e apoio à inclusão de pessoas com deficiência. A entidade tem em seu quadro uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e assistentes sociais, que apoia e agrega todos os envolvidos: colaboradores, gestores e empresa.

Outra importante parceria foi a estabelecida com a consultoria Talento Incluir, essencial para o desenvolvimento e a evolução do programa interno da empresa, chamado Semeando Conhecimento. A Syngenta conta com a experiência e parceria de Katya Hemelrijk, consultora e profissional com deficiência, que parte de sua própria experiência pessoal para orientar empresas a trilharem uma jornada de inclusão efetiva, tendo nesta missão seu propósito de vida.

O programa foi desenhado para incluir, no mercado de trabalho, profissionais com deficiência que estivessem em início de carreira ou em busca de uma oportunidade para se desenvolver em uma grande organização. Esta seria, então, uma forma de potencializar talentos, uma vez que haveria a capacitação on the job (aprender fazendo), treinamentos formais (técnicos e comportamentais) e acompanhamento estruturado para auxílio na formação e aprimoramento das habilidades destes profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *