Syngenta 20 anos: inovação, sustentabilidade e parceria com o agricultor

Syngenta 20 anos: inovação, sustentabilidade e parceria com o agricultor

As plantas ajudam a suprir algumas das necessidades mais básicas e conectadas à manutenção da vida no mundo, como alimentação, vestuário e energia. E foi com o propósito de trazer o potencial das plantas para a vida que a Syngenta nasceu, em 13 de novembro do ano 2000.

Somos resultado da fusão entre reconhecidas empresas agroquímicas, a Novartis Agribusiness e a Zeneca Agrícola. A fundação da Syngenta é recente (2000) mas nossa história começa bem antes disso, em 1758. São mais de 260 anos de expertise agrícola.

Todo o nosso trabalho é baseado em ciência, utilizando nossa experiência global em agronomia, biologia e na química das plantas. Inovação e sustentabilidade estão em nosso DNA.

“Todos os nossos colaboradores ao redor do mundo – cada um deles – têm um papel a desempenhar para ajudar os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável”.
Erik Fyrwald, CEO

Temos cerca de 28 mil colaboradores em mais de 90 países e temos muito orgulho do esforço e dedicação que cada um deles coloca em suas atribuições. 

Inovamos para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Desta forma cooperamos para que os produtores rurais tenham prosperidade; para que a agricultura seja cada vez mais sustentável, e para que a população crescente (são 200 mil pessoas a mais, por dia, no mundo) tenha, em sua mesa, alimentos seguros, nutritivos e saudáveis. Investimos cerca de R$ 1,4 bilhão por ano em Pesquisa e Desenvolvimento.

É por isso que temos orgulho de contar, neste post, alguns momentos muito especiais de nossa trajetória. Acompanhe abaixo:

  • Lançamos os primeiros híbridos NK pela Syngenta Seeds.
  • Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho: a parceria entre Emater e Syngenta, e que atualmente conta com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), leva ao produtor rural técnicas de plantio, boas práticas para o cuidado das culturas, treinamentos no uso correto e seguro de defensivos, preservação do meio ambiente e tecnologia de ponta, possibilitando o aumento da produção e da renda desses agricultores
  • O PEDSYN 2000 reforçou nossa parceria com os distribuidores.
  • O Consfit – Conselho Syngenta de Fitopatologia – é formado com os principais pesquisadores do Brasil.

Focalização: uma parceria pela distribuição com foco na produtividade.

  • Nosso propósito é condensado na frase “Bringing plant potential to life”.
  • A Academia de Sucessores surge com a missão de ajudar a preparar os sucessores agrícolas.

Lançamento do inseticida Engeo Pleno, um grande avança no controle foliar de amplo espectro.

  • Lançamento do fungicida Revus, com ação translaminar.
  • Projeto Soja+Verde, criado em parceria com a organização ambiental The Nature Conservancy, ofereceu aos agricultores planos de mapeamento e restauração de áreas degradadas.

É lançada Agrisure Viptera 3, a primeira geração de Agrisure Viptera, a mais completa biotecnologia para o controle de lagartas.

  • EncontroOto vem para coroar o Programa Oto, um dos mais importantes da Syngenta.
  • Projeto Escola no Campo – uma iniciativa da Syngenta em parceria com a Fundação Abrinq, com o propósito de potencializar o desenvolvimento e a educação de crianças em escolas da rede pública.

  • Lançamento do inseticida Ampligo para o controle da broca da cana.
  • É lançada a nova geração de Agrisure Viptera, apresentando também como diferencial a tolerância a glifosato.

  • Um novo modelo de negócios, o IBP Plus (Integrated Business Partners), transformou os multiplicadores de sementes de soja, como as sementeiras e cooperativas, em parceiros de negócios da companhia.
  • Lançamos o Avicta Completo para tratamento de sementes industrial, que provê proteção completa, contra pragas, doenças e nematoides, com resultados únicos.

  • Criação da Rede ILPF com a Embrapa, com o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais, visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.
  • Lançamos também Solatenol, uma molécula de um novo grupo químico, com forte fixação e ação nunca vista no mercado.

Lançamento da primeira fase de nosso Plano de Agricultura Sustentável (Good Growth Plan), com seis ambiciosos compromissos, que foram alcançados com maestria e em alguns casos, até superados.

  • Lançamento do fungicida Elatus, o grande lançamento da década e um salto gigantesco para a agricultura, que trouxe o controle completo de doenças da soja, com alta seletividade.
  • Lançamento da Nucoffee Sustentia, que através da tecnologia e capacitação, ajuda os produtores de café a adotarem práticas mais sustentáveis.

  • ChemChina, reconhecendo nossa experiência no campo dos pesticidas e organismos geneticamente modificados, adquire a Syngenta.
  • Lançamento do inseticida Fortenza, o mais poderoso tratamento de sementes do mercado.

  • Aquisição da marca Nidera de sementes; da Floranova, de sementes de flores e de vegetais para hortas; da Abbott&Cobb, produtora de sementes de vegetais; e das startups Farmshots e Strider.

Diálogos com stakeholders sobre expectativas com relação a empresas como a nossa, com o objetivo de nos tornarmos mais próximos da sociedade e agirmos de maneira mais assertiva.

  • Realizamos o One Agro, o mais importante evento voltado à cadeia de alimentos, uma forma de unir a liderança do segmento para um bem em comum: um compromisso para o futuro e prosperidade do agronegócio brasileiro.
  • Lançamos a Atua Agro, nossa rede de lojas próprias. Mais que pontos de venda, são postos avançados de modernização do agro no Brasil, levando eventos e palestras, tecnologias digitais, portfólio robusto e centro de inovação.
  • Lançamos Bravonil Top, que traz controle efetivo das principais doenças do feijão, e Calaris, um herbicida sistêmico e seletivo para a cultura do milho.

Relançamento da marca de sementes NK, focada nas culturas de soja e milho.

O Radicle Protein Challenge, em parceria com a aceleradora Radicle Growth, premiou com investimentos de US$ 1,25 milhão duas empresas que estão transformando o futuro da proteína: MycoTechnology, Inc. e BlueNalu, Inc.

  • Divulgamos os resultados da primeira fase do nosso Plano de Agricultura Sustentável (Good Growth Plan) e lançamos sua segunda fase, em que estabelecemos novas metas em quatro áreas: acelerar a inovação para os agricultores e a natureza; trabalhar para que a agricultura seja neutra em carbono; promover a segurança e a saúde das pessoas e parcerias de impacto.
  • Em junho, também lançamos a Syngenta Digital, nossa divisão de agricultura digital, aqui no Brasil.
  • Lançamos o Syngenta Group, composto pela Syngenta Crop Protection, Syngenta Seeds, ADAMA e Syngenta Group China, somando 48.000 colaboradores em mais de 100 países, 120 centros de pesquisa e desenvolvimento e mais de 100 centros de produção e distribuição, em todo o mundo.

Sementes Syngenta obtêm o maior crescimento em área plantada e ampliam participação de mercado em milho safrinha 2020. A marca NK foi a que mais ganhou market share no período, consolidando-se como a terceira marca mais plantada no Brasil no segmento de milho safrinha. E o crescimento da marca Nidera tem sido consistente nos últimos dois anos.

  • Syngenta Group adquire a Valagro, empresa pioneira, com quarenta anos de atuação, no mercado de produtos biológicos.
  • Nossa Estação Experimental, em Holambra (SP), se torna a primeira unidade do mundo a ser autossuficiente em energia elétrica limpa, com capacidade para gerar 52,8 MegaWatts por mês, deixando de emitir, em média, 79 toneladas de CO² anualmente.

  • Somos finalistas no prêmio Agro Crop Science Awards 2020, na categoria Melhor Programa de Manejo, com o case “ELATUS e Manejo Consciente”.
  • Uma embalagem que reduz emissão de CO2, desenvolvida por Syngenta e Unipac, vence prêmio Prêmio ABRE 2020, na Categoria Estratégica – Sustentabilidade.

Em 2020, também lançamos:

  • Minecto Pro, inseticida e acaricida, um inseticida foliar de amplo espectro e multicultura.
  • Grover, herbicida pré-emergente seletivo para a cultura da cana-de-açúcar.
  • Calipen, herbicida sistêmico, seletivo para a cultura da cana-de-açúcar.

Sabemos que não conquistamos tudo isso sozinhos. Por isso, agradecemos cada um de nossos colaboradores, clientes e parceiros, por essas duas décadas de confiança e parceria, transparência e diálogo. Estamos comprometidos a continuar ajudando os agricultores a alcançar o maior potencial produtivo com muita responsabilidade e sustentabilidade, estejam onde estiverem.

E que venham mais vinte anos!

Leia também: Carta Aberta ao Produtor, de Valdemar Fischer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *