Sobre a groselha

Sobre a groselha

Aqui em terras tupiniquins a groselha, fruto da groselheira – uma planta nativa de regiões da Europa, da África e do Sudoeste asiático – é muito utilizada na produção de sobremesas e xaropes, que são consumidos principalmente na forma de bebidas ao adicionar leite ou água.

A planta tem um crescimento relativamente rápido, começando a frutificar em apenas 2 anos após o plantio. Pode chegar a até 3 metros de altura e prefere regiões de verão úmido e inverno severo e frio.

O que muita gente não sabe é que a groselha é uma fruta absurdamente nutritiva e repleta de benefícios para a saúde.  Sabia, por exemplo, que algumas variedades chegam a ter quatro vezes vitamina C do que a laranja? Além disso, apresentam níveis razoáveis de minerais como cobre, cálcio, fósforo, manganês, magnésio e potássio e quantidades moderadas de caroteno, antioxidantes, vitamina E e antocianinas.

Suas propriedades podem auxíliar no combate a inflamações, a certas infecções bacterianas e a doenças oculares. Também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a diabetes, a melhorar a pele, a resistência e o brilho dos cabelos e a retardar o envelhecimento.

Em alguns Estados, a groselha virou até expressão popular – uma pessoa que “fala groselha” é uma pessoa que fala bobagem. E se falar groselha pode ser besteira, consumi-las é sempre uma boa pedida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *