Se tem tomate pode ter Tomatec

Se tem tomate pode ter Tomatec

Na semana em que comemoramos o Dia do Tomate, contamos mais sobre o Tomatec, iniciativa que promove a disseminação das melhores práticas agrícolas entre pequenos e médios produtores rurais, suportando-os no alcance de uma produtividade mais sustentável e, por consequência, da valorização por parte da cadeia alimentar.

O Tomatec é uma técnica inovadora desenvolvida e aperfeiçoada pela Embrapa Solos durante 20 anos de pesquisas, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e extensão, com foco no cultivo sustentável de tomates de mesa no Brasil. Sua implementação é resultado da parceria entre a Syngenta, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e agricultores nas mais diversas regiões do país.

Por meio dessa prática, profissionais da área levam a produtores cursos de manejo e conservação do solo, técnicas para o alcance de maior eficiência no uso da água de irrigação e também no de fertilizantes. Também são disseminados conhecimentos sobre manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical das plantas com fitilho* e proteção física dos frutos (ensacamento).

Por meio da utilização mais sustentável de insumos e recursos, a iniciativa foca a valorização econômica da produção de pequenos e médios agricultores, sem deixar de lado a segurança alimentar.

Um grande diferencial em relação às culturas comuns é que, após a colheita, esses tomates, que receberam acompanhamento especializado, são analisados pela Fiocruz, que verifica o nível de resíduos de defensivos agrícolas na produção. Depois de analisados, esses frutos são vendidos em gôndolas específicas com o selo Tomatec® e poderão ser fornecidos até na merenda escolar de alguns municípios.

Com o selo, os consumidores identificam nas gôndolas dos supermercados os tomates produzidos por meio do sistema Tomatec. Assim, os produtores rurais conseguem agregar valor à sua produção e acessam uma remuneração justa pela qualidade dos frutos, obtendo lucros com sua produção, evitando o êxodo rural no campo e elevando a qualidade de vida de suas famílias.

Ficou interessado? Você pode conferir mais informações no site da Embrapa e também acessar um folder do projeto, disponível para download.

O Tomatec faz parte de nosso Plano de Agricultura Sustentável, The Good Growth Plan (GGP). Se quiser saber mais sobre no nosso Plano, clique aqui.

* O sistema de tutoramento com fitilhos consiste em conduzir as plantas de tomate até um arame preso horizontalmente através de duas estacas, com altura de 1,80 a 2,00m, que passa sobre as fileiras do fruto. Essa técnica proporciona maior eficiência de fotossíntese e aeração entre as plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *