Saiba mais sobre o ciclo da soja

Hoje apresentaremos um resumo sobre o ciclo da soja e quais as doenças que mais incomodam em cada uma das fases dessa cultura. Para melhor compreender o infográfico, é importante falarmos as fases de desenvolvimento da soja. Vamos lá:

O ciclo da soja é dividido em dois estádios: o vegetativo e o reprodutivo.

O primeiro vai desde o crescimento do primeiro broto de soja até o inicio do florescimento das plantas, quando começamos a contar o segundo estádio.

As duas primeiras fases do estádio vegetativo são designadas por letras, VE (Emergência) e VC (Cotilédone). Após isso, a subdivisão é designada por números. V1, V2, V3… Vn, que são descritos com a contagem de número de nós a partir da fase cotilédone.

Já o estádio reprodutivo é composto por 8 fases divididas em 4 partes. R1 e R2 que descrevem o florescimento; R3 e R4, o desenvolvimento da vagem; R5 e R6, o desenvolvimento da semente e R7 e R8, a maturação da planta.

E ao final da fase R6 a planta já atingiu seu ápice e, a partir do R7, já começa a declinar.

Com essa breve explicação você já está apto a entender este infográfico, agora confira uma breve descrição das doenças que mais incomodam esta cultura.

syngenta_ciclo_da_soja_blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *