Sabor Umami – o quinto gosto

Sabor Umami – o quinto gosto

Provavelmente você sabe que somos capazes de reconhecer quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo. Entretanto, o que muitos ainda não sabem, é que o paladar humano consegue reconhecer um gosto a mais: o umami, que pode ser traduzido como “saboroso” ou “delicioso”.

Chamado de “quinto gosto”, o umami é reconhecido por nosso paladar quando comemos alimentos que possuem substâncias chamadas aminoácidos (em outras palavras, moléculas que formam a proteína) e nucleotídeos (compostos indispensáveis para o metabolismo e reprodução das células). As duas principais características desse gosto são o aumento da salivação e o gosto permanente na superfície da língua.

Agora você deve estar se questionando se já consumiu algum alimento com esse sabor alguma vez na vida, certo? E a resposta é que provavelmente sim. Para reconhecer o gosto umami propriamente dito, você deve consumir alimentos como o queijo parmesão, tomate, carnes e cogumelos. Isso, porque eles possuem em grande proporção as substâncias que formam esse gosto. Outros exemplos são milho, cenoura, peixes e frutos do mar. Normalmente os alimentos de origem animal são fáceis de identificar o umami.

Para treinar seu paladar nesse gosto, você pode fazer um teste simples. Deguste alimentos que tenham cada um dos cincos gostos básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) separadamente e bebendo água entre eles para sentir cada gosto de uma vez. Deixe o umami por último e na vez dele observe o aumento da saliva e gosto do alimento após ingestão. Por exemplo, se você ingerir queijo parmesão, após a percepção do gosto salgado virá o umami.

No começo, pode até ser difícil notá-lo, no entanto, com algumas tentativas, você pode até se acostumar a identificá-lo facilmente e começar a usar mais alimentos com gosto umami em suas receitas para ficarem mais saborosas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *