Operation Pollinator

Operation Pollinator

Operation Pollinator é uma iniciativa antiga da Syngenta. Começou há 15 anos, lá na Europa, e se espalhou para o restante do mundo nos anos seguintes.

O objetivo do Programa é aumentar o número de polinizadores por meio de ambientes propícios e seguros, desenvolvidos, sob medida, para áreas agrícolas comerciais.

Em 2013 o programa desembarcou no Brasil e, logo de cara, encontrou um baita desafio pela frente. Na época, a grande pergunta a ser respondida era a seguinte: “Como adaptar esse programa a um país de dimensões continentais que, ainda por cima, abrange uma grande quantidade de climas e ambientes diferentes?”.

A solução encontrada foi desenvolver um plano específico para cada um dos biomas encontrados por aqui. O primeiro escolhido foi a Mata Atlântica, onde pudemos estudar os tipos de polinizadores, seus hábitos e os aspectos da região. Dados importantes que nos ajudaram a desenvolver melhores formas de restauração ambiental e manejo, tanto agrícola quanto apícola.

Todo esse trabalho realizado ao longo desses três últimos anos foi feito com profissionais ligados ao setor: agricultores, pesquisadores, universidades, a The Nature Conservancy (TNC) e órgãos governamentais, como o IBAMA e a Embrapa.

Ano passado, além da continuação do trabalho na Mata Atlântica, expandimos o Operation Pollinator para os ambientes de Caatinga e Cerrado. Com as novas particularidades dessas regiões, também recomeçaremos o trabalho de coleta de dados, para encontrar mais informações que possam nos ajudar a garantir a preservação de abelhas, morcegos, moscas e outros insetos polinizadores.

Para definir o próximo passo a ser tomado, organizamos um workshop sobre polinização em Brasília (DF). Lá, todos os profissionais ligados ao setor (já citados) puderam acompanhar os resultados preliminares do programa. A cooperação entre esses profissionais contribuiu na definição de pontos benéficos já utilizados em alguns de nossos campos e que poderão ser adotados em todas as lavouras do país, independente da sua região. Além disso, foi uma oportunidade de discutir os pontos que faltaram e podiam ser melhorados; assim, poderemos levar o programa para os outros biomas do Brasil.

Operation Pollinator faz parte do nosso Plano de Agricultura Sustentável, The Good Growth Plan, e nos ajuda a promover a biodiversidade, ou seja, contribui para a nossa meta global de aumentar a biodiversidade em 5 milhões de hectares de terras cultivadas. Para saber mais sobre o nosso Plano, acesse este documento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *