O milho e as festividades de junho

O milho e as festividades de junho

No mês de São João uma das comidas mais queridas e consumidas nas festividades é o milho.

O milho é a segunda maior cultura de importância na produção agrícola no Brasil e está na história do país desde os primórdios do descobrimento, sendo cultivado por tribos indígenas das regiões Centro-Oeste, e possui tradição na culinária brasileira em diversos pratos. Muitos deles, famosos nas festas juninas. Afinal, não existe festa junina sem milho, né?

No início de seu cultivo, o milho era usado basicamente para a subsistência humana e no decorrer do tempo foi ganhando mais importância. O Brasil é o segundo maior exportador de milho mundial, superado apenas pelos Estados Unidos. O produto é conhecido em vários países pela boa qualidade.

Esse grão é, literalmente, um prato cheio para a indústria de alimentos. É utilizado no óleo para formulação de margarinas, maioneses e molhos; o farelo serve para ração animal e a farinha, o amido, a glicose, o fubá e o creme obtidos dele têm diversas utilidades, até mesmo na confeitaria. Faz parte, ainda, dos cereais não maltados presentes em muita cerveja (até do Happy Hour ele participa, olha só!). Outro de seus subprodutos, o corante caramelo, está na composição de mais bebidas alcoólicas, refrigerantes, chás, achocolatados em pó e caldas.

Mas falando mais sobre uma das melhores partes sobre o assunto…

Essa época do ano é ainda mais propícia para seu consumo. E você sabe quais receitas pode preparar com essa delícia? Para te deixar no clima, fizemos uma listinha das comidas mais gostosas com milho:

E aí, concorda com a nossa lista de favoritos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *