O aniversário e a escala de Scoville

O aniversário e a escala de Scoville

Hoje seria o aniversário de 151 anos de Wilbur Scoville que, para quem não conhece, é o inventor da Escala de Scoville. A escala serve para medir o nível de ardência das pimentas, ou o “grau de calor”, como ele mesmo gostava de dizer. O método foi inventado em 1912 e até hoje é usado para esse tipo de medição.

A medida é baseada na quantidade de água necessária para diluir uma xícara de pimenta, ao ponto de a ardência não ser sentida. Para cada 1.000 xícaras de água usadas, a pontuação sobe 1 patamar. Para ter uma ideia, pimentas como o tabasco e a dedo-de-moça podem chegar a 5.000 e 15.000 na escala, respectivamente, enquanto outras pimentas como a Trinidad Moruga Scorpion e a Carolina Reaper, as “campeãs do calor”, chegam a incríveis 1.600.000 e 2.200.000, respectivamente.

O grande responsável por essa sensação de ardência das pimentas é um composto químico conhecido como Capsaicina. A substância, quando em altas concentrações, pode causar queimaduras e irritação em tecidos, mas também traz alguns benefícios: possui propriedades antioxidantes, estimula o aumento da produção de muco gástrico, previne o acúmulo de gordura na região abdominal, o câncer e o diabetes. Além disso, também funciona, curiosamente, como anti-inflamatório.

No fim das contas, a pimenta é um dos alimentos mais democráticos, agradando a diversos gostos, dando aquele gostinho extra à comida ou proporcionando desafios divertidos.  Então, obrigado Wilbur, por nos ajudar a entender melhor essa iguaria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *