NUCOFFEE Sustentia, juntando qualidade à sustentabilidade

NUCOFFEE Sustentia, juntando qualidade à sustentabilidade

A NUCOFFEE, uma plataforma de negócios da Syngenta que conecta cafeicultures e torrefadores, oferece, desde 2014, o programa NUCOFFEE Sustentia, que através da tecnologia e capacitação, ajuda os produtores de café a adotarem práticas mais sustentáveis.

O projeto visa preparar os pequenos produtores para a obtenção do certificado de boas práticas da UTZ, organização com sede na Holanda que é referência global em produção sustentável de café.  O processo de certificação, que tem um ciclo de 4 anos, orienta as fazendas a cumprirem mais de 120 pontos de controle que, juntos, agem para a melhoria da gestão, das práticas agrícolas, da conservação ambiental e das condições de trabalho das fazendas.

Para serem certificados, os cafeicultores devem cumprir os pontos de controle da norma da UTZ. Por exemplo, no primeiro ano de participação do NUCOFFEE Sustentia, os produtores devem cumprir, pelo menos, 69 pontos de controle. A cada ano, os produtores devem cumprir pontos adicionais, até que, no último ano, estejam completamente de acordo com as práticas recomendadas pela norma.

Apesar de exigente, esse processo é muito importante, pois garante mais competitividade a pequenos produtores de café que, a partir da certificação, valorizam a sua produção perante o mercado.  Além disso, proporciona maior eficiência às fazendas, que passam a produzir mais com menos.

Mesmo em pouco tempo, a parceria da Syngenta com a UTZ já mostra ser bem promissora. Nos dois últimos anos mais de 500 produtores adediram ao Programa e nosso objetivo para 2016 é alcançar 1.100 fazendas. Esse é só o início de uma jornada que busca elevar a qualidade e sustentabilidade da cafeicultura brasileira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *