Marmelo

Marmelo

Você sabe onde fica o Cáucaso? Bem, essa região fica situada entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, mais especificamente entre o mar Negro e o mar Cáspio.

Estamos te dando essa informação apenas para situá-lo a respeito do local de origem de nosso assunto de hoje, o marmelo! O fruto do marmeleiro, uma árvore exigente que adora climas temperados, apresenta um formato parecido com o da pera, só que um pouco mais arredondado. Tem uma polpa rígida e um sabor bem característico, atributos que o deixaram bastante popular ainda em 1532, quando foi trazido para o Brasil.

O fruto não costuma ser consumido in natura. Na realidade, grande parte de sua produção é utilizada na produção da marmelada, um doce muito apreciado aqui no País. Mesmo assim, a fruta apresenta altos índices de vitaminas A, C, do complexo B, E e minerais, como o potássio, ferro e cobre. Tantos benefícios levaram alguns lugares do Brasil a utilizá-la contra dores de garganta e aftas, como antisséptico, calmante e, também, como remédio natural para queimaduras, diarreia e cólicas.

Em relação à sua produção, os países que mais produzem essa fruta são: Turquia, China, Marrocos, Argentina, Irã, Peru, Uruguai e Chile. Já no Brasil, podemos encontrar produções dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Curiosamente, por aqui, a palavra “marmelada” ganhou a conotação de algo desonesto, arranjado. Isso aconteceu porque muitos dos fabricantes do produto, em época de escassez da fruta, utilizavam (em grande maioria) partes de abóbora e chuchu para completar a mistura.

E você, já provou o marmelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *