Lavoura + Floresta

Lavoura + Floresta

O primeiro Plano Estratégico de Restauração Florestal (Perf)* foi recentemente desenvolvido para as áreas do Alto Teles Pires e do Alto Juruena, situadas no Estado do Mato Grosso, duas das principais regiões produtoras de soja do País.

Esse plano é parte integrante da iniciativa de agricultura sustentável da The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores organizações de conservação ambiental do planeta, que conta com apoio da Syngenta e de outros parceiros. Esse projeto tem como principal objetivo auxiliar a recuperação de áreas degradadas no Cerrado.

Mas qual é a contribuição do Perf?

Como parte desse plano, foi apresentado um panorama completo e inédito da cadeia da restauração florestal na região e algumas das possíveis soluções para os problemas identificados no mapeamento. No material é possível encontrar informações relevantes para assegurar o aumento da produção sustentável de soja no Estado e a regularização ambiental das propriedades rurais, contemplando a restauração e conservação das Áreas de Proteção Permanente (APP), que incluem nascentes, olhos d´água, chapadões, margem de rios, entre outros.

O Plano foi lançado em Cuiabá na presença de empresários, produtores rurais, representantes do governo e da sociedade civil do Mato Grosso. A Syngenta, juntamente com os demais parceiros do projeto, foram reconhecidos pela TNC pelo apoio a esta iniciativa que visa a agricultura sustentável no Estado.

Também foram desenvolvidos o Manual de Restauração e o Guia de Identificação de Espécies do Alto Teles Pires que contam com recomendações técnicas para que os produtores rurais, viveiristas e coletores de sementes, assim como prefeituras e outras entidades locais, possam colocar o Perf em prática – fazendo a recuperação da vegetação natural nas propriedades rurais, gerando mais benefícios sociais, econômicos e ambientais!

*Estudo realizado em um área de mais de 6 milhões de hectares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *