Laranja: a fruta ideal para a saúde e para a exportação

Laranja: a fruta ideal para a saúde e para a exportação

Ao pensarmos na laranja, de imediato a associamos com a sabedoria popular: é uma fruta cítrica, rica em vitamina C e consumida, basicamente, como suco.

Embora corretas, essas informações não contemplam a dimensão da riqueza que essa fruta nos oferece para nossa saúde e o que ela representa economicamente para o Brasil.

Beleza e Saúde

Avançados estudos nas áreas da farmacêutica, biomedicina e estética têm apontado que a laranja possui propriedades benéficas para a saúde humana e sua qualidade de vida.

O consumo de laranja, entre outros benefícios estéticos, retarda o envelhecimento, pois contém compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento e o surgimento de doenças degenerativas, ajudam a perder peso ao compor dietas alimentares e mantém os olhos saudáveis devido à grande presença de, vitamina A.

Na saúde, pesquisas revelam que a laranja aumenta a imunidade, uma vez que sendo uma fruta cítrica e com concentração de vitamina C, fortalece o sistema imunológico. Outros benefícios devido à sua composição são a redução de colesterol; o fortalecimento dos vasos sanguíneos, prevenção de pedras nos rins; e proteção contra artrite reumatoide

Exportação

O Brasil é o maior exportador de laranja do mundo e, embora a principal região produtora esteja situada no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, o Estado de São Paulo responde por mais de 28,8% do total produzido no globo, de acordo com dados de 2012 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O parque industrial para processamento de laranja no Estado de São Paulo conta com padrão internacional de produção, com instalações avançadas e arrojadas. Segundo dados do INVESTSP,  entre os compradores, a Europa é o principal mercado das exportações, seguida de Estados Unidos, Japão, China e Austrália. A exportação da laranja ganha ainda mais força, pois se alinha com a tendência do mercado mundial de consumir produtos mais saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *