EstagiAgros: desenvolvimento e colaboração

EstagiAgros: desenvolvimento e colaboração

Grupo criado para promover o desenvolvimento de nossos estagiários vem conquistando novos e importantes espaços

Employee Resource Group (ERG) é o nome que damos, aqui na Syngenta, a um conjunto de pessoas que se reúnem proativamente para compartilhar interesses e objetivos. Para além dos anteriores Grupos de Afinidade, os ERGs expandem as ações e os debates entre seus membros para toda a companhia. Ou seja: cada conquista do grupo é também uma conquista da Syngenta.

O ERG EstagiAgros nasceu no segundo semestre de 2019, para aproximar estagiários do Escritório Central, em São Paulo. Durante este processo, os jovens passaram a identificar desafios em comum, nos estudos e no trabalho, e decidiram se unir para enfrentá-los.

Hora de ir além

Segundo José Matheus, Estagiário de Operações para Sustentabilidade do Negócio e integrante do CoreTeam do EstagiAgros, a pandemia de Covid-19 trouxe o aprendizado de que as ações do grupo não precisavam se limitar aos estagiários do Escritório Central. Por isso, em 2020, todos os estagiários da companhia, no Brasil, passaram a ser impactados.

O foco se voltou à capacitação, com a criação de uma agenda de desenvolvimento, pessoal e profissional, com workshops, treinamentos e eventos de integração com gestores de diversas áreas. Nestes encontros, são oferecidas dicas, cases de sucesso e boas práticas, além, é claro, da oportunidade de networking, que é tão importante no início da carreira.

“Temos estagiários muito competentes dentro da companhia, com  um profundo conhecimento acerca de algumas ferramentas que, inclusive, utilizamos em nosso dia a dia na Syngenta. Como nem todos estão no mesmo nível de conhecimento, pensamos em criar treinamentos para que pudessémos nos desenvolver ainda mais. Basicamente, os estagiários que entendem mais sobre determinado assunto dão aulas aos demais.” – explica Larissa Gonçalves, integrante do CoreTeam do grupo e Estagiária de Comunicação Externa.

Desenvolvimento mútuo

A maioria dos treinamentos é realizada pelos próprios estagiários. Em agosto, quatro estagiários de diferentes sites ministraram um curso completo de Excel: foram 6 aulas que abrangeram os níveis básico, intermediário e avançado. A partir desse desenvolvimento “independente”, mais oportunidades profissionais têm surgido, dentro e fora da companhia.

Alguns cursos/workshops também contam com o apoio de colaboradores que ocupam outros cargos dentro da companhia, permitindo maior interação entre setores, ou de parceiros, como o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que traz temas para além do negócio, como técnicas de apresentação em público e inteligência emocional.

Uma pesquisa foi realizada com mais de 100 estagiários e  97% deles disseram que as ações do grupo têm contribuído para uma boa experiência de estágio na Syngenta. Além dos estagiários, outros colaboradores também já vêm usufruindo das ações do grupo. Em novembro, o treinamento de Excel se expandiu ao time de Governança de Marketing, por exemplo.

Outras ações do grupo que merecem destaque são: uma newsletter com temas de interesse dos estagiários, encontros virtuais com profissionais cujas trajetórias podem inspirará-los – os chamados “Café Carreira” –  e algumas ações em sinergia com o time de RH, para promover melhorias. Para o Dia do Estagiário, que foi comemorado em 18 de agosto, o EstagiAgros preparou um vídeo contando como é estagiar na Syngenta, que você pode conferir abaixo:

E vem muito mais por aí! Para  acompanhar, continue ligado(a) em nossos canais. E se você gostaria de fazer parte do time de estagiários da Syngenta, acesse nossa página de carreiras e cadastre seu currículo para a vaga que tiver mais compatibilidade com o seu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *