Erva de gato

Erva de gato

Hoje falaremos sobre uma plantinha muito conhecida pelos ‘aficiogatos’ (os aficionados por gatos): a erva de gato.

Como se não bastasse a diversão – quase que infinita – proporcionada pelas caixas de papelão e pelos novelos de lã, os bichanos têm, nesta erva, outra válvula de escape de emoções intensas (leia-se euforia sem limites).

Mesmo assim, ao contrário do que possa parecer, segundo especialistas ela não causa efeitos colaterais, não vicia e, ainda por cima, apresenta efeitos muito benéficos aos animais, já que os ajuda a gastar energia e eliminar o stress.

Você sabia, por exemplo, que países como Estados Unidos e Japão são grandes usuários dessa plantinha e que, além disso, parte dos brinquedinhos que encontramos nos petshops já contém pequenas doses dessa folha para estimular os gatinhos?

Ah! E caso você esteja se perguntando…

A grande responsável por esse efeito é uma substância conhecida como Nepetalactona, que age por meio do odor, e a duração do efeito é curta, agindo apenas por alguns poucos minutos.

Infelizmente não são todos os gatos que reagem à planta, aproximadamente 20% deles são imunes aos efeitos dela. Apesar disso, temos um fato bastante curioso! Ela também surte efeito em outros felinos, incluindo leões e onças, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *