Diversidade, Equidade e Inclusão na Syngenta

Diversidade, Equidade e Inclusão na Syngenta

Para a Syngenta, diversidade, equidade e inclusão são valores que corroboram nossa missão. Buscamos, cada vez mais, desenvolver projetos e ações que contribuam diretamente para um ambiente de trabalho mais diverso. Conectar profissionais talentosos por meio de nossa cultura é o nosso objetivo!

Para ampliar esse olhar, conversamos com Karina Ude, Diretora de Desenvolvimento Organizacional, que apresentou os planos e ações já exercidos pela empresa além dos planejados para 2022:

 

Como são estruturados os programas de inclusão, equidade e diversidade de Atração de Talentos da Syngenta?

Começamos em 2019 a trabalhar com o time de Atração de Talentos para desenvolver os skills do time para um olhar mais diverso e com mais consciência dos próprios Bias. Estamos desenvolvendo nosso time para olhar para o mercado e saber onde encontrar esse pool diverso de Talentos.

Acabamos de fechar uma parceria com uma das principais consultorias de Search aqui no Brasil. Não é simples trazer diversidade do mercado para a Gerência Sênior ou diretoria, por exemplo, mas estamos focados na evolução disso. Temos algumas vagas pontuais que vamos trabalhar, fazer um mapeamento proativo de mercado para áreas específicas para que possamos conhecer e mostrar internamente quem são os Telentos diversos do mercado.

Além de trabalhar equidade e inclusão internamente, precisamos de representatividade. Precisamos que as pessoas da companhia olhem para cima e vejam que conseguem ser representadas, que existem lideranças que as representam. Para isso, precisamos de estratégias diversas no desenvolvimento de pessoas internamente e trazer pessoas do mercado. Não adianta olhar somente para uma frente, temos que ter um olhar multifrentes.

 

E quanto à equidade de salários? Como é a prática da companhia pensando na questão de gênero?

 

Temos trabalhado uma frente muito forte de equidade de tratamento de salários entre homens e mulheres para reduzir o Gender Gap Pay. Havíamos identificado que existiam diferenças entre os salários de homens e mulheres, fizemos uma análise e desenvolvemos alguns trabalhos para diminuir/eliminar esse gap. Atualmente esse gap é de menos de 2% no país e, globalmente, a Syngenta América Latina é referência. Dentre as práticas incluimos novas formas de endereçar salários de novas colaboradoras que entram na Syngenta, políticas de definição de salário para promoções internas, práticas usando insights de “data insights” junto a times de liderança para gerar entendimento e mobilização para que a transformação das ações de equidade fossem sustentáveis.

 

A Syngenta apoia práticas de Employer Resource Group (ERG)?

Employer Resource Group (ERG) é a sigla em inglês para “grupo de recursos de funcionários”. São grupos, dentro da companhia, que apoiam aqueles que se sentem sub-representados no local de trabalho. Os grupos são liderados por funcionários e promovem a inclusão de pessoas de múltiplas identidades de gênero, etnias, orientação sexual e outros.

Para a companhia se tornar um ERG você precisa impactar a organização de alguma forma. A Syngenta utiliza estimila e patrocina a criação e empoderamento destes grupos e reforçamos que queremos que a transformação cultural da organização aconteça não apenas através da liderança, mas sim com a mobilização de todos da organização.

 

Quais são os projetos para 2022?

 

Acabamos de criar um novo conselho executivo para endereçar nossa estratégia, foco e ações de Diversidade, Equidade e Inclusão para América Latina dos próximos anos.

Temos algumas ações que iniciamos e que endereçam alguns temas de DEI:

  • Mapeamento de mulheres percebidas como talentos no mercado (através de indicação de nossas lideranças e stakeholders chaves) para que possamos trazer para a organização e iniciar um relacionamento.
  • Lançamos de uma nova versão do treinamento chamado Women Leadership Program que é voltado para acelerar o desenvolvimento de mulheres que tenham alto potencial de desenvolvimento. Identificamos que as mulheres têm mais dificuldades em criar branding e redes no ambiente organizacional, trabalhar negociação, networking e Nesse treinamento, voltado exclusivamente para mulheres, trabalhamos esses aspectos e criamos pontes para empoderar as mulheres na Syngenta.
  • Desenvolvemos, também, uma landing page específica, que tem como objetivo a atração de profissionais mulheres que se interessem pelo mundo do Agronegócio e que queiram integrar uma equipe movida pela produção de alimentos de qualidade: https://pages.beamery.com/syngenta/page/mulheres-na-syngenta
  • Também criamos um programa piloto de coaching para mulheres que têm alto potencial de desenvolvimento dentro da organização.
  • Estamos trabalhando também com um programa chamado “Mulheres no Campo” junto com nossas colaboradoras da área de vendas. O nosso objetivo é trabalhar pilares de desenvolvimento que têm impacto em pessoas, cultura e na companhia, trabalhar nosso pipeline de mulheres em posições de vendas e liderança de vendas e fomentar um ambiente de trabalho inclusivo respeitoso e que fomente o melhor de cada indivíduo.

Quais os projetos voltados para pessoas negras?

 

Lançamos no fnal de 2021 o ERG de Negors na Syngenta. Um dos objetivos do grupo é gerar a transformação cultural, entendimento da nossa realidade atual do Brasil e Syngenta, desenvolvimento de lideranças, palestras de sensibilização e outros aspectos.

Pensando no nível executivo e de gerência sênior, trabalharemos a identificação e fomento do desenvolvimento dos colaboradores e olhamos para o mercado buscando mapear Talentos que queremos atrair e desenvolver para a Syngenta. Desta forma nós garantiremos a representatividade.

Quando pensamos na base, como estágios e menores aprendizes, buscamos garantir a inclusão de um pool de negros e, para minimizarmos as desigualdades, pagamos cursos de idiomas e oferecemos formações para que eles possam se desenvolver dentro da organização e esteja preparado para diferentes frentes do mercado.

Quer saber mais? Acompanhe, em nossos canais, demais conteúdos sobre esse tema tão importante para a Syngenta.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *