Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

De acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), somente 20% dos cientistas em todo mundo são mulheres. E um número menor ainda dessas encontra-se em posições de liderança.

Remando há mais de 18  anos – oito deles na Syngenta – no sentido contrário a essa corrente, Ana Cione graduou-se em Química pela Universidade de São Paulo em São Carlos e pós-graduou-se em Físico-Química Orgânica pela mesma instituição. Após passar por experiências profissionais em empresas que prestam serviços de estudos para registros de agroquímicos e medicamentos, Ana chegou à Syngenta. Aqui ela lidera a área de avaliação de risco ambiental, que é responsável por conduzir estudos e gerar dados e recomendações para nossos produtos de forma que não coloquem em risco o meio ambiente.

Para Ana, estimular a participação de mulheres na produção de ciência, inovação é fundamental para alcançarmos uma sociedade mais equânime. “Como profissional e cidadã, busco sempre incentivar outras mulheres – colegas de trabalho, amigas, outras jovens – a buscarem o raciocínio crítico, que é a base da curiosidade científica”, diz. “Até com meu filho, que ainda é criança, já discuto sobre a necessidade de o raciocínio crítico para ter informações corretas”.

No dia a dia profissional, Ana afirma que o que mais a satisfaz é, ao desenvolver trabalhos de pesquisa científica, ter a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas e enriquecer seu conhecimento através do intercâmbio de culturas  e experiências. “A gente se acostuma, ao pensar em cientistas, em lembrar de Heisenberg, Linus Pauling e outros. Além de querer que lembremos mais de mulheres cientistas, gostaria de ver as pessoas falando sobre cientistas contemporâneas, que estão fazendo a ciência avançar todos os dias! Aqui na Syngenta temos várias colegas que admiro e que considero ícones na área ambiental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *