Desafio Thought For Food: uma boa ideia pode beneficiar milhões de pessoas

Desafio Thought For Food: uma boa ideia pode beneficiar milhões de pessoas

Durante os dias 26 e 27 de maio, foi anunciado o vencedor do desafio internacional da Thought For Food (TFF) deste ano. Esta organização tem a missão de fomentar métodos inovadores para garantir o desenvolvimento da produção de alimentos e a segurança alimentar no mundo todo.

Nesse evento, estudantes de mais de 100 países têm a oportunidade de se conectar a empresas, pesquisadores e investidores do setor para apresentar as soluções desenvolvidas ao longo do ano para tais desafios.

No ano passado demos um destaque especial para o evento, que contava com a participação de brasileiros entre os finalistas – que infelizmente não venceram. Neste ano, por outro lado, chamamos atenção para o grande mote da competição: “Como alimentar as mais de 9 bilhões de pessoas que teremos até 2050?”. Afinal, este é um desafio de toda a nossa sociedade.

E qual foi a ideia vencedora?

A agricultura é a grande vencedora, na realidade. Mas, como o evento só poderia escolher um campeão, quem saiu com o caneco e o prêmio de 10 mil dólares foi a equipe colombiana “Cultivando Futuro”. A solução desenvolvida e o contexto para que essa ideia acontecesse foram as seguintes:

Desde 2013, a agricultura colombiana está passando por dificuldades. Devido às formas ultrapassadas de coleta de dados e a complexidade de compartilhar essas informações, têm se tornado muito complicado para os produtores saberem qual a demanda e quem são os possíveis compradores de suas safras. O resultado disso é o desperdício e a perda de oportunidade de negócios e de renda.

A solução encontrada pela “Cultivando Futuro” foi criar uma plataforma que permitisse aos agricultores cadastrar suas produções para, assim, facilitar o contato com possíveis compradores. Além disso, a ferramenta mostra também os produtos que estão sendo mais procurados – uma tarefa importante que ajuda os produtores a se programarem.

Apesar de parecer simples, a ideia tem muito potencial para revitalizar a agricultura do país e gerar benefícios para mais de 1 milhão de agricultores colombianos.

Além da “Cultivando Futuro”, os outros destaques do evento foram:

  • AgroSpheres (Estados Unidos) – Desenvolveram um ingrediente ativo capaz de reduzir a toxicidade dos agrotóxicos em questão de horas. Hoje, esse processo pode levar semanas e acaba atrasando o processo de colheita.
  • Wastebusters (Malásia) – Criaram um processo capaz de transformar frutas “feias”, que normalmente seriam desperdiçadas, em uma farinha, que poderá ser utilizada na produção de biscoitos ou ração animal.
  • Blue Green Nexus (Estados Unidos) – Desenvolveram estufas flutuantes que podem ser utilizadas para a produção de alimentos no oceano.
  • Climate Edge (Reino Unido) – Desenvolveram estações climáticas capazes de coletar dados da atmosfera e do solo, que serão armazenados em nuvem e estarão disponíveis para análise dos agricultores.

Já vai pensando numa ideia bem bacana para o próximo ano! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *