Dados abertos

Dados abertos

Você já deve ter escutado uma centena de vezes que a tecnologia facilitou a transparência e o compartilhamento de dados e informações. Mesmo assim, apesar de ser uma constatação óbvia, esse “poder”, ainda hoje, não é completamente utilizado.

E um dos setores que pode se beneficiar, e muito, dessa troca de informações é a agricultura.

Atualmente, a cadeia produtora de todo o mundo sofre para cumprir algumas de suas demandas, seja pelo aumento da população mundial e pela mudança climática, seja pelas mudanças caprichosas da economia e do mercado mundial.

Uma das formas de melhorar o aproveitamento da produtividade, mesmo nesses casos, é seguir o modelo de dados abertos. Já dizia o velho ditado que informação é poder. Agricultores, pesquisadores, empresas e outros participantes da cadeia produtiva detêm uma série de informações que, se divulgadas, poderiam contribuir para a resolução de problemas comuns, como seca, ataque de pestes e doenças.

Além de ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias, o compartilhamento de dados também ajuda agricultores a tomar melhores decisões e ajuda empresas a promover maior transparência de suas ações, fator que colabora para o desenvolvimento de sua consciência ambiental e social.

Nós já compartilhamos alguns dos nossos dados, principalmente os relacionados ao nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan*), com a ONG The Open Data Institute (ODI), que apoia a Iniciativa Global de Dados Abertos em Agricultura e Nutrição (Global Open Data in Agriculture and Nutrition Initiative) que lançou, recentemente, a cartilha: “Como podemos melhorar a agricultura, os alimentos e a nutrição com dados abertos?”.

Veja abaixo a versão em inglês desse documento:

*Para promover a colaboração e a transparência, nós publicamos os resultados do nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan), que conta com metas mensuráveis que são auditadas anualmente pela PricewaterhouseCoopers (PwC), para que todas as partes interessadas possam se beneficiar do nosso aprendizado ao longo dessa nossa jornada. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *