CRISPR: a tecnologia genética da vez!

CRISPR: a tecnologia genética da vez!

Estávamos em 2012 quando a Universidade da Califórnia, localizada na cidade de Berkeley, descobriu uma nova tecnologia capaz de revolucionar a genética. A técnica em questão, de nome bastante complicado, chama-se: Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, mas podemos nos referir a ela pelo seu acrônimo: CRISPR (do inglês: Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats). Independente da nomenclatura adotada, o que você precisa saber é que essa tecnologia representa um enorme avanço, pois permite que genes sejam identificados e manipulados de forma mais rápida, e com menor custo.

Syngenta_Semana06_CuriosidadeCRISPR_v1_r0

 

Outro ponto-chave dessa engenharia genética de alta precisão, como vem sendo chamada, é sua capacidade de acelerar mutações naturais. Dessa forma, modificações do material genético que demorariam milhares de anos podem ser feitas em apenas alguns dias.

Ok, toda essa informação é muito interessante e tudo mais, mas sabe por que estamos te contando isso?

Simples! A CRISPR também pode ser utilizada de forma benéfica no agronegócio. E os benefícios da tecnologia CRISPR para a agricultura, mais especificamente, são promissores. Além de possibilitar a geração de plantas resistentes a pragas, sua aplicação também tem permitido o desenvolvimento de variedades mais tolerantes a estresses abióticos, como o frio e a seca.

E é claro que as aplicações da CRISPR vão muito além de agricultura… Na China, cientistas estão utilizando esta tecnologia para “desligar” genes específicos que causam câncer em seres humanos. Apesar de estarem em fase de pesquisa, os resultados são bastante promissores e podem ser o futuro da medicina frente aos desafios de doenças que estejam relacionadas à alteração e mutação genética.

Voltaremos a falar sobre essa tecnologia assim que as pesquisas avançarem. Até lá, continue acompanhando nossa página. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *