Conservar para Produzir Melhor

Conservar para Produzir Melhor

Alimentar a população mundial em constante crescimento, uma das missões assumidas em nosso Plano de Agricultura Sustentável, é uma tarefa que exige não apenas trabalho constante, mas cujo desenvolvimento pede por ações integradas a todo o momento. Pensado nisso, desde junho de 2018, estamos apoiando o Programa Estadual de Conservação do Solo e Água no Rio Grande do Sul, que faz parte do projeto “Conservar para produzir melhor” do governo gaúcho.

Juntos da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e de uma ampla rede de parcerias, que envolve agentes do governo, órgãos técnicos, cooperativas, universidades, instituições de pesquisa, entidades privadas e produtores rurais, apoiamos ações integradas para a implementação de uma agricultura conservacionista junto aos produtores do estado.

“A agricultura conservacionista, implica em uma agricultura rentável, competitiva e ambientalmente correta, determinando que, na sua aplicação, estejam implícitos os questionamentos do que produzir, quanto produzir, como produzir e que impactos o produzir provoca no meio.”
– José Denardin, Pesquisador da Embrapa.

Na prática estamos, desde setembro, oferecendo aulas teóricas, práticas e dias de campo para aproximar os produtores do estado de tais técnicas produtivas, que envolvem, entre outras coisas, técnicas de manejo de solo, água e demais recursos que melhorem a produtividade e a rentabilidade das cadeias produtivas de maneira responsável.

Também cabe lembrar que nesses eventos incluímos a participação do Projeto Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e palestras da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A), cujo trabalho vem integrando apicultores e agricultores do Brasil para a melhoria da qualidade e da produtividade de ambos negócios.

Programação

Ainda em 2018 teremos mais 2 eventos:

Entre os dias 30/11 e 01/12 – um específico para professores da Disciplina de Manejo e Conservação do Solo e da Água das Faculdades de Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 05/12 – A 4ª Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água com a palestra do A.B.E.L.H.A.

O calendário para 2019 ainda está sendo ajustado, mas traremos mais informações em breve. Por isso, fique de olho em nossa página! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *