Conheça o doce fruto do sapotizeiro

Conheça o doce fruto do sapotizeiro

O sapoti, oriundo do sapotizeiro, é uma fruta doce que, além de ser saborosa, oferece diversos benefícios.

Tradicional do México e de algumas regiões da América Central, a fruta já ganhou espaço em alguns países da Ásia, como Índia, Sri Lanka, Indonésia e Malásia. No Brasil, a fruta é cultivada em quase todas as regiões, ganhando destaque no Norte e Nordeste, locais de clima árido, que são mais apropriados para o seu cultivo.

Com o tamanho aproximado de uma laranja, o sapoti é consumido in natura, mas também pode ser utilizado na produção de licores, sorvetes, geleias e alguns doces. Além disso, é extremamente nutritivo, contendo vitaminas (A, B e C), minerais (como cálcio, ferro e fósforo) e fibras.

Ao todo, a fruta oferece propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas, antioxidantes e antiparasitárias. Além de ajudar a aumentar a imunidade, combate o envelhecimento precoce, auxilia na perda de peso, fortalece os ossos e é eficaz contra a anemia. Uma lista e tanto!

O sapotizeiro, por sua vez, foi por muito tempo usado na produção de chicletes, a partir do látex extraído de seu tronco. Já hoje em dia, as gomas sintéticas substituíram as naturais e o sapotizeiro já não fornece matéria-prima para essa indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *