Conheça o cassis

Conheça o cassis

O Ribes nigrum, ou cassis, para os “mais chegados”, é um fruto parente da groselha, embora se pareça muito mais com uma jabuticaba. Natural da Europa, essa frutinha exige temperaturas baixas para se desenvolver e se dá melhor em climas temperados, sendo assim, é muito difícil encontrá-las aqui no Brasil, um país de clima tropical.

Pequena e em formato de baga, a groselha negra (como também é chamada) apresenta um gosto forte e amargo. Pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de geleias, sucos, vinho e licores, que aqui no Brasil são utilizados como acompanhamento do creme de papaia. Curiosamente, mesmo após ser processada, ela preserva grande parte dos compostos e nutrientes de sua casca e polpa.

Consumido moderadamente, o cassis também oferece benefícios à saúde. É fonte de vitaminas A, B, C e E, ferro, ômegas 3, 6, 9 e antioxidantes. Estimula o sistema imunológico, funciona como anti-inflamatório natural e ajuda a te proteger de doenças cardíacas, câncer, Alzheimer e diabetes.

Anualmente são produzidas cerca de 270 mil toneladas dessa fruta. Sendo que, desse total, 70% é produzido por apenas dois países: a Rússia, cuja produção destina-se para o mercado interno, e a Polônia, maior exportador dessa fruta.

E vocês, já experimentaram o cassis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *