Conheça a geoApis

Conheça a geoApis

A união faz a força. Essa frase, apesar de ser bastante clichê, readquiriu um novo significado com o avanço das tecnologias e da cultura colaborativa, muito em alta nos dias de hoje. E é esse novo significado que o setor apícola brasileiro está prestes a experimentar!

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) e a MD Educação Ambiental, apresentamos a geoApis, uma plataforma digital que tem como proposta a integração de associações apícolas e produtores de mel, a fim de aumentar a profissionalização e o aumento da eficiência dos apiários nacionais.

Para tanto, conta-se com a participação voluntária de apicultores e meliponicultores, que deverão fornecer via aplicativo móvel, a localização de seus apiários e outras informações, como a quantidade de colmeias e o tipo de floradas da região. Com esses dados em mãos, entra em ação a equipe da geoApis, que será capaz de desenvolver um mapa online com informações técnicas específicas. A vantagem, com isso, é que os apicultores poderão avaliar se as condições de produtividade estão a favor ou contra eles, capacitando-os a escolher novas estratégias. Além disso, permite uma aproximação entre agricultores e esses produtores, facilitando a adoção de boas práticas no campo para ambos.

E como se não fosse o bastante, a plataforma ainda disponibiliza uma interface de acesso público com diversos materiais educativos sobre abelhas, boas práticas de manejo apícola, guia de plantas e até materiais legislativos a respeito da atividade.

Para participar 

Atualmente, o projeto está sendo testado em São Paulo e, para participar, basta entrar em contato com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, pelo e-mail geoApis@abelha.org.br

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 − = 57