Conheça a Dona Maria

Conheça a Dona Maria

Você conhece os benefícios do programa NUCOFFEE Sustentia? A dona Maria já o adotou em sua fazenda, em Campos Gerais (MG), e já colhe os frutos!

Conforme falamos nesse post, o programa promove a melhoria das práticas agrícolas e sustentáveis nas lavouras de café. Com a participação no programa, após o período de quatro anos, o produtor recebe uma certificação de boas práticas da UTZ, organização com sede na Holanda que é referência global na cafeicultura. A obtenção da certificação, além de valorizar o café perante o mercado, proporciona maior eficiência às fazendas, pois os produtores aprendem a gerar mais com menos – um dos preceitos de nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan).

Maria Aparecida da Silva, que aprendeu a produzir com os pais, hoje reconhece a importância de novas práticas: “Eu já tenho dois anos de certificação internacional da UTZ Certified. Então, nesse tempo, posso dizer que já aprendemos muita coisa e conseguimos melhorar, e muito, a nossa forma de produzir e cuidar da lavoura”, conta Maria.

Aprendeu, por exemplo, a descascar o café antes da tradicional secagem dos grãos ao sol. Dessa forma, além de conseguir separar os grãos cereja dos verdes, também acelera o processo de secagem, diminuindo sua exposição ao ataque de micro-organismos, aumentando a qualidade do café.

Uma das lições aprendidas pela dona Maria foi implementar procedimentos mais sustentáveis em sua fazenda. Por meio do programa, recebeu um biodigestor, equipamento que realiza o tratamento das águas residuais do café, e as transformam, pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio), em biogás, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha, como dona Maria passou a usar na sua. “Hoje, além de aprender muita coisa e descobrir novas formas de produzir o nosso café, podemos ajudar a preservar o meio ambiente e ainda economizar um pouco com o gás”, comemora a produtora, feliz com suas conquistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *