Como é produzido o etanol?

Como é produzido o etanol?

Milho, Cana-de-açúcar e Beterraba, você sabe o que essas culturas têm em comum? Todas elas são usadas para a produção de biocombustíveis (nesse caso, o etanol)! E aqui, vale fazer uma pequena pausa para explicar, segundo definição da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que exatamente isso significa:

“Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.

Em suma, é uma alternativa energética mais responsável, com potencial renovável e capacidade de redução da emissão de poluentes.

No Brasil, os dois grandes representantes dessa indústria são o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais ou gordura animal misturados ao diesel, e o etanol, extraído da cana-de-açúcar – um dos três principais cultivos do Brasil, que a propósito também é o maior produtor dessa cultura em todo o mundo.

E quando falamos da cana, impossível não lembrar da principal vantagem dela em relação às outras culturas citadas lá acima: a sua capacidade produtiva. Enquanto que um hectare de milho rende, em média, 3 mil litros de etanol, a mesma área plantada de cana pode render mais de 7 mil litros.

Oportunidade

A produção e o consumo de biocombustíveis são tendências mundiais que estão em constante crescimento. No Brasil, por exemplo, isso já é uma realidade. Os biocombustíveis, e nesse caso falamos especificamente do etanol, fornecem cerca de 25% das necessidades do transporte rodoviário e em torno de 45% da energia do país. A propósito 18% dos combustíveis consumidos no país são renováveis, ou seja, levam etanol em sua composição.

E nessa demanda por soluções energéticas menos agressivas ao meio ambiente, a cana ganha cada vez mais espaço no mercado. Sua menor necessidade de insumos e alto potencial de lucratividade são um forte alento para os produtores do Brasil que, como principal produtor da cultura em todo o mundo, tem uma grande oportunidade de negócio para aproveitar nos próximos anos.

Acompanhe o nosso canal e fique por dentro desse mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *