Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?

Chocolate, chocolate… Eu só quero chocolate! O final de semana mais doce do ano está chegando e nós vamos te alimentar! De informações e curiosidades, é claro.

O chocolate que conhecemos hoje é resultado de um longo processo de aprimoramento, que começou nas regiões da América Central há mais de 4 mil anos! Feito a partir do cacau, o doce chegou até mesmo a ser utilizado como moeda nas culturas Maia e Asteca.

De lá para cá, novas receitas foram surgindo e o prazer de se deliciar foi aumentando cada vez mais. Hoje, por exemplo, podemos encontrar chocolates de diversos tipos, como o amargo, ao leite, o branco e nas mais variadas formas, em barra, bombom, mousse e, especialmente nesta época, ovos. Estes têm uma história muito interessante. Você faz ideia de onde começou esta tradição?

O costume de presentear com ovos já era uma prática bem antiga, sendo bastante comum entre os povos do mediterrâneo, leste europeu e do oriente. O motivo se dá devido ao início da primavera, época de colheita e fertilidade, que começa exatamente nesta época do ano lá no hemisfério norte. Não só o ovo, mas o coelho, outro símbolo da páscoa que também representava a fertilidade nestas regiões. A tradição foi crescendo, de ovos comuns a ovos cheios de joias e destes até os deliciosos ovos de chocolate, inventados na França no século XVIII.

Além de ser delicioso, o chocolate, quando consumido moderadamente, ainda pode ser benéfico para a saúde. Ele combate os radicais livres, funciona como anti-inflamatório, regula o fluxo arterial, diminui os níveis de colesterol ruim e melhora seu humor por meio da serotonina. É, talvez, a melhor definição de “unindo o útil ao agradável”.

Desejamos a você uma feliz páscoa, repleta de chocolates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *