Campeões do Brasil

Campeões do Brasil

Você já teve a curiosidade de saber quais são as culturas mais exportadas pelo Brasil?

No post de hoje traremos alguns dados para te ajudar a solucionar esta dúvida de uma vez por todas. Mas calma, não vamos com tanta sede ao pote! Antes de revelar as campeãs do Brasil, vamos mostrar algumas estatísticas gerais sobre o agronegócio nos últimos anos.

Todos os dados foram retirados do AGROSTAT, o sistema de estatísticas de comércio exterior do Agronegócio brasileiro, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No gráfico a seguir você pode conferir a balança de exportação dos últimos três anos, com dados de 2016 apenas até o final do mês de abril. Nessa avaliação podemos perceber quedas de 8.8% e 21.1% nos valores de exportação e importação, respectivamente, entre os anos de 2014 e 2015.

image004 (1)

Interessante, não? Mas desse total de exportações referentes a 2015, quem são os maiores consumidores? Confira no gráfico a seguir os 5 países que mais receberam nossos produtos no ano passado:

image005 (1)

Isso mesmo! A China, com a aquisição de quase um quarto de nossos produtos, é a grande campeã, seguida por países da União Européia, Estados Unidos, Japão e Russia. Juntos, esses 5 países foram responsáveis por 58% da exportação brasileira no ano passado. Esse é um dado muito curioso, tendo em vista que, para atingir os outros 42% dessa montante, foram necessários 180 países.

Agora que já sabemos o valor total de exportações e os países que mais compraram, chegou a hora de…? Acertou quem pensou em “Descobrir quem são os produtores?”. Para isso traremos outro gráfico, dessa vez com a participação dos estados produtores. Veja só:

estados_exportação

Apesar de não aparecer na lista, vai aqui uma ressalva. Os Estados de Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo somam, juntos, 22,79% das exportações.

Por fim, te daremos a resposta que você tanto deseja! Qual a cultura campeã de exportação do último ano?

Com participação de 31,69%, ou 27.9 bilhões de US$, na importação de 2015 nosso grande campeão é a soja! Seguida por produtos feitos a base de cana-de-açúcar e, logo em seguida, pelo café.
Todas as informações usadas na produção deste texto podem ser encontradas no site: http://indicadores.agricultura.gov.br/agrostat/index.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *