Boas práticas no campo

Os agrotóxicos são produtos que visam defender as plantas de agentes prejudiciais. Para uma aplicação correta, devem ser seguidas as instruções no rótulo, bula e respeitar as Boas Práticas Agrícolas, garantindo a segurança do trabalhador e a qualidade do alimento.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que inclui macacão de PVC, luvas e botas de borracha, máscara e óculos protetores, é essencial para aplicação do agrotóxico. O pulverizador usado deve estar em boas condições e a aplicação deve ocorrer nos períodos menos quentes do dia, em que haja pouco vento. O rótulo do produto com as instruções do fabricante deve ser lido e seguido atentamente.

No caso da aplicação aérea, que permite usar uma menor quantidade de produtos químicos, os agricultores precisam respeitar os limites de suas culturas. É necessário utilizar filtros na entrada do tanque e limpar o equipamento. Para ocorrer a convivência harmoniosa das abelhas com a agricultura, o agricultor deve se comunicar com o apicultor sobre as aplicações de agrotóxicos, e realizar o manejo adequado.

Outras medidas necessárias são: não aplicar o produto próximo às fontes de água, mantê-lo em sua embalagem original e não reutilizá-la, depois de vazia. Além disso, é importante lavá-la três vezes (tríplice lavagem) e enviá-la uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos indicada na nota fiscal de compra. Esse conjunto de ações previne a ocorrência de acidentes e visa a produção e alimentos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *