Benefícios da canola

Benefícios da canola

A protagonista do texto que você está prestes a ler é matéria-prima de um dos principais óleos vegetais utilizados na alimentação. Pertencendo à família das crucíferas, o que a torna uma espécie de “prima” do repolho e da couve, o assunto da vez é a canola!

E antes de qualquer coisa, começaremos com uma curiosidade a respeito do nome dessa planta. Segundo o Conselho de Canola do Canadá, canola é a aglutinação das palavras ”Canadá” e “ola”, sufixo que, em inglês, significa óleo.¹

Além de curioso, esse fato nos leva a uma questão interessante: “Por que Canadá?”.

Bem, a resposta para isso é bem simples…

Acontece que a canola nasceu lá, no país dos alces, por meio de cruzamentos da colza (Brassica napus) com outras espécies, que foram realizados por pesquisadores da Universidade de Manitoba, em 1970.

No Brasil, as pesquisas e o cultivo começaram ainda em 1974, no Rio Grande do Sul, e, de lá pra cá, espalharam-se pelas regiões Sul e Centro-Oeste do país. Grande parte do sucesso desse cultivo se deve à capacidade de utilizá-lo num sistema de rotação, que gera renda no período entre safras e garante produções mais fortes de outros alimentos, como o trigo.

Por fim, não podemos deixar passar em branco as vantagens oferecidas pela canola.

Segundo especialistas, o óleo produzido a partir dessa planta é extremamente benéfico porque apresenta altas quantidades de Ômega-3, vitamina E e gorduras monoinsaturadas (que reduzem o colesterol ruim), além de ter o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais. Não à toa, médicos e nutricionistas indicam o óleo de canola como uma ótima opção de dietas saudáveis.

E não é apenas o óleo extraído das sementes que pode ser utilizado. A canola também pode ser moída e transformada em farelo, tornando-se, assim, um excelente suplemento proteico utilizado na formulação de rações para bovinos, suínos, ovinos e aves.

¹http://www.canolacouncil.org/oil-and-meal/what-is-canola/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *