Aprenda a descrever os aromas e sabores do café

Aprenda a descrever os aromas e sabores do café

Quando perguntamos “como você prefere o seu café?”. Todo mundo sabe descrever, mesmo que de maneira simplista, como por exemplo: forte ou fraco, com ou sem açúcar, amargo ou suave. Mas se a pessoa entende sobre café, ela vai trazer mais elementos, como: se gosta do café mais encorpado, adocicado ou ácido. Mas é possível ir além: pedir um café com toques de especiarias, notas frutadas ou florais.

Isso porque descrever a bebida com maior riqueza de detalhes exige conhecimento. Degustar um café de qualidade e apreciá-lo, de verdade, consiste em identificar a combinação dos aromas e sabores que ele contém, pode ser uma experiência muito parecida com a de apreciar um vinho.

E esse conhecimento acerca do café não precisa ser limitado apenas aos baristas – que são os especialistas em cafés. Todo mundo que se interessar, pode aprofundar o conhecimento e treinar o paladar para identificar as nuances dessa bebida tão apreciada.

A Roda dos Sabores e Aromas do Café pode te ajudar a ter essa experiência completa. A Coffee Taster’s Flavor Wheel foi criada pela Specialty Coffee Association of America, em 1995. Em 2016, ela foi aperfeiçoada pela instituição, em parceria com a World Coffee Research, tendo como base o World Coffee Research Sensory Lexicon, uma espécie de dicionário para que painéis de pessoas treinadas e capacitadas pudessem avaliar os diferentes cafés para pesquisas científicas, utilizando o mesmo vocabulário.

Para os amantes de café, o que a Roda de Sabores e Aromas do Café apresenta é uma nova maneira de apreciar a bebida: ajudando a descrever o que a pessoa está sentindo em seu paladar e olfato, ao invés de simplesmente beber o café, aprende-se a degustá-lo e a descrevê-lo melhor.

A roda traz uma série de sabores e aromas com os quais é possível comparar o que se sente no momento de preparar ou de tomar o cafezinho. E, por estar no formato de um círculo, se torna uma maneira intuitiva e dinâmica de analisar a bebida, além de ajudar a exercitar e aguçar os sentidos. Vamos fazer um teste?

  • Vá até a cozinha e faça uma xícara de seu café preferido. Enquanto isso, vá sentindo as fragrâncias presentes nas diversas fases de preparo.
  • Depois de pronto, prove o café lentamente, buscando sentir todos os seus sabores e aromas.
  • Para analisar o seu café, tenha em mãos a Roda de Aromas e Sabores.
  • Comece a análise pelo centro. Identifique, por exemplo, se o aroma e/ou o sabor é frutado ou floral.
  • É frutado, por exemplo? Vá para o anel seguinte e identifique com qual tipo de fruta o aroma ou o sabor se parece (por exemplo, frutas cítricas).
  • Depois, veja se ele se parece mais com limão, toranja, laranja ou limão siciliano. Além disso, o que mais sente?
  • Continue percorrendo a roda, até ver que a descrição de seu café está completa.
    Ao final da experiência, nos conte o resultado!
Coffee Tasters Flavor Wheel, da Specialty Coffee Association of America e World Coffee Research.

Para saber mais sobre a Roda, acesse o site da SCA: https://sca.coffee/sca-news/how-to-use-the-flavor-wheel-in-eight-steps?rq=wheel

E se quiser saber como os produtores brasileiros podem aperfeiçoar o sabor e o aroma do café, leia o nosso post sobre fermentação controlada e entenda também o que temos feito para auxiliá-los nesse processo, com as nossas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *