Agricultura Sustentável: o futuro é agora

Agricultura Sustentável: o futuro é agora

A agricultura tem sido fundamental para o desenvolvimento humano desde que os primeiros nômades decidiram fixar-se em um local e cultivar a terra. Ao longo do tempo, essa atividade sempre foi marcada por desafios e isso se manteve real até os dias de hoje. Com o crescimento da população mundial e o reconhecimento da necessidade de pensar no futuro do próprio planeta, o conceito de agricultura sustentável ganhou força nas últimas décadas. E ele foi o escolhido como nosso tema atual, com 56% dos votos da enquete feita em nosso Facebook.

Mas o que exatamente é a agricultura sustentável? A base do conceito é a conciliação de práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e que, ao mesmo tempo, sejam economicamente viáveis. O objetivo é atender às demandas de produção sem comprometer a qualidade de vida, no planeta.

Uso de métodos de plantio que não degradem ou danifiquem a saúde do solo, utilização mínima de água nos processos, redução da pegada de carbono agrícola e o cuidado com o bem estar dos trabalhadores rurais são algumas práticas que integram essa nova maneira de olhar para a atividade agrícola. Nesse aspecto, cabe ressaltar o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) que é, atualmente, uma das principais iniciativas globais alinhadas ao conceito de agricultura sustentável.

A Syngenta incentiva essa prática sustentável com diversas iniciativas. Integramos a Rede ILPF e desde 2013 implementamos nosso Plano de Agricultura Sustentável (Good Growth Plan) estabelecendo metas para apoiar a sustentabilidade na agricultura e o desenvolvimento das comunidades rurais

Na primeira fase do plano, concluída em 2019, contribuímos para tornar as culturas mais eficientes, recuperar terras cultiváveis, promover a biodiversidade, capacitar pequenos agricultores, promover a segurança das pessoas e cuidar dos trabalhadores rurais. Entre os resultados obtidos destacam-se:

  • Aumento de 18,8% na produtividade de terra e 6,3 mi hectares de terras cultiváveis beneficiadas somente no Brasil;
  • 3,8 mi hectares de terras cultiváveis beneficiadas por nossos programas de biodiversidade;
  • Capacitação de 26,5 milhões de pequenos produtores no mundo, aumentando em 28,5% sua produtividade;
  • Capacitamos 42,4 milhões trabalhadores agrícolas em segurança do trabalho em todo o mundo, ultrapassando nossa meta inicial, sendo 1,2 milhão somente no Brasil;
  • 100% de nossos fornecedores passaram a participar de programas de sustentabilidade e trabalho justo no país.

Iniciada em 2020, a segunda fase do Plano tem como foco colaborar para a redução da pegada de carbono da atividade agrícola e auxiliar os produtores a enfrentar as mudanças climáticas. Até 2025, a Syngenta vai investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável e lançar duas tecnologias disruptivas por ano.

Saiba mais sobre o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *