A doce seriguela

A doce seriguela

A seriguela, Spondias purpúrea, é uma árvore cujo fruto é bem parecido com o cajá, mas ao contrário dele, seu sabor é bem adocicado. Ela é da família das anacardiáceas, proveniente da América Central e muito cultivada no Nordeste do Brasil, onde o maior produtor é o Estado do Ceará. Mas é encontrada também na região Sudeste do País.

Ela chega a até 7 metros de altura, sendo considerada de porte médio, e frutifica, normalmente, entre os meses de outubro e novembro. A colheita é feita de dezembro a janeiro. Ela se adapta bem aos climas quentes e, por não necessitar de muitos cuidados, é considerada rústica.

Geralmente, a fruta é consumida in natura, como tira-gosto para bebidas alcoólicas ou até mesmo em forma de sorvetes, doces e sucos. Sua casca pode ser amarela, alaranjada ou avermelhada. Possui minerais como ferro, cálcio e fósforo, e vitaminas A, B, C e E. Por ser rica em fibras, auxilia na redução do colesterol. Também detém uma boa quantidade de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e carboidratos. Cada 100 gramas da fruta oferece cerca de 75 calorias. É um alimento que além de saboroso, é também muito nutritivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *