Uvaia: o “fruto azedo”!

Uvaia: o “fruto azedo”!

Fruto da uvalheira, a uvaia (Eugenia uvalha) possui polpa delicada, cor amarela e a casca fina, ligeiramente aveludada, parecida com o pêssego.  Seu nome é derivado do Tupi e significa “fruto azedo”. Apesar do nome, quando maduro, seu sabor é ligeiramente doce e ácido. Já seu aroma, é intenso e agradável.

Nativa do Brasil, a fruta é encontrada nas regiões Sul e Sudeste, com incidência no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nesses locais, pode também ser conhecida por diferentes nomes, como ubaia, uvalha, uvaia-do-mato e uvalheira.

Sua árvore pode atingir de 6 a 13 metros de altura e é muito utilizada tanto por projetos de reflorestamento em áreas degradadas, de preservação permanente e de plantios mistos, como para paisagismo ornamental e pomar doméstico.

A floração ocorre entre agosto e dezembro, frutificando entre setembro e janeiro. Por ser extremamente delicado, seu fruto não é comercializado. Porém, isso não impede que seja extremamente apreciado por quem o experimenta!

Com alto teor de vitaminas A e C, a fruta pode ser consumida in natura (apesar de não ser muito comum, devido à sua acidez), como em aperitivos e sobremesas. Dela, fazem-se sucos, geleias e doces, servindo ainda de base para compotas, molhos, vinagres e até caipirinhas e licores!

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

50 − = 48