Promovendo a Biodiversidade

O texto a seguir, faz parte de uma série de publicações a respeito dos resultados individuais de cada um dos compromissos firmados em nosso Plano de Agricultura Sustentável – The Good Growth Plan. Se você perdeu os anteriores, acesse:

Como tornar as culturas mais eficientes

Recuperando mais terras cultiváveis

Agora falaremos sobre o terceiro compromisso do nosso Plano de Agricultura Sustentável: Promover a Biodiversidade, que visa aumentar a biodiversidade em 5 milhões de hectares de terras cultiváveis até 2020, globalmente.

Na agricultura, não dá para falar de sustentabilidade sem falar de preservação da biodiversidade, afinal, os dois assuntos estão intimamente ligados e influenciam tanto a polinização quanto a diversificação dos alimentos plantados, e para muitos cultivos até mesmo a qualidade do que foi produzido.

Nesse cenário, a atuação dos produtores como “guardiões da terra”, responsáveis pela manutenção do ambiente em que atuam, é primordial. O grande desafio, no entanto, é mostrar para esses produtores o retorno que esse investimento pode gerar em suas plantações.

A solução que encontramos para essa questão foi quantificar e apresentar para o agricultor os benefícios que essa zeladoria pode trazer por meio de avaliações de impacto ambiental. De que forma? Desenvolvendo uma nova metodologia para avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos de intervenções na biodiversidade em zonas agrícolas.

Assim, com o auxílio de governos regionais, municipais, ONGs, produtores rurais e acadêmicos, conseguimos preparar relatórios técnicos, treinamentos e demonstrações que garantam a saúde das áreas cultiváveis e seu entorno, ao mesmo tempo em que geram benefícios econômicos para os agricultores.

E foi assim que, até agora, 34 países já se beneficiaram dos programas que destinamos à preservação da biodiversidade atuando, de maneira geral, em uma área total de 4,9 milhões de hectares. Isso reflete o enorme sucesso das parcerias que realizamos e, em particular, com a The Nature Conservancy, no Brasil, que trabalha conosco no projeto Soja+Verde, pela restauração de florestas tropicais em zonas agrícolas.

Além dele, destacamos nosso trabalho de incentivo aos corredores de biodiversidade em áreas agrícolas, que apresentamos na conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, realizada em dezembro de 2016.

Agora, mesmo com os resultados avançados, pretendemos continuar o trabalho de promoção da biodiversidade, ofertando cada vez mais soluções que dialoguem com nossas ofertas comerciais.

Continue acompanhamento o nosso progresso! 🙂
Quer saber mais sobre o nosso Plano de Agricultura Sustentável? Acesse: https://goo.gl/yhz841 

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 2