Manejo Consciente

Manejo Consciente

Muito se fala sobre a importância de se utilizar as boas práticas agrícolas para o manejo de pragas e do manejo correto dos agrotóxicos. Mas você sabe o que esse termo realmente significa? De forma resumida podemos dizer que boas práticas agrícolas é o conjunto de métodos, princípios e orientações técnicas recomendadas para a produção sustentável de insumos agrícolas. Fazer uso dessas práticas é fundamental para mantermos a efetividade, a longevidade e a segurança dos agrotóxicos para os agricultores, para o meio ambiente e para o consumidor dos alimentos tratados.

Foi pensando nisso, e alinhado ao nosso Plano de Agricultura Sustentável – The Good Growth Plan, que desenvolvemos o novo programa: Manejo Consciente.

Para disseminar o conhecimento sobre o manejo correto entre os agricultores, essa iniciativa contempla orientações sobre a utilização correta dos defensivos, planejamento de safras e assistência técnica no campo.

Nesse primeiro momento, o foco do Programa vai ser para a soja, a principal cultura agrícola brasileira, e que pode ser atacada por um grande números de doenças em nosso País. Dentre os danos que essas doenças podem ocasionar, a ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é a mais desafiadora – ela é capaz de devastar por completo o potencial produtivo de uma lavoura.

Além de chamar a atenção para a importância de se fazer o manejo correto nas plantações de soja, o Programa Manejo Consciente conta com o apoio de técnicos, pesquisadores e demais entidades do setor para promover as melhores práticas agrícolas de forma efetiva.

A adoção de técnicas de manejo integrado, o planejamento detalhado das safras e a aplicação correta de fungicidas garantem a produtividade das lavouras de soja, poupam o gasto de dinheiro dos agricultores com produtos, com revitalização do solo, e garantem a segurança da biodiversidade e da população. Esses são justamente os princípios do nosso Plano de Agricultura Sustentável. 🙂

Como próximos passos temos treinamentos, workshops e outras iniciativas envolvendo a rede de parceiros. Vamos elaborar um guia explicativo que será distribuído em convenções, feiras e eventos relacionados ao agronegócio e, num segundo momento, pretendemos ampliar essa iniciativa para as outras culturas agrícolas.

Em breve traremos mais novidades, fique de olho!

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 + = 28