Lentilha: a prima do feijão que faz sucesso

Você se lembrou de tomar um prato de sopa de lentilha na virada do ano? Além de (talvez) trazer sorte, saiba por que essa é uma ótima pedida.

No Brasil, na noite de Réveillon, é tradição tomar um prato de sopa de lentilha para trazer sorte, prosperidade e dinheiro. O hábito é tão comum que a venda dessa leguminosa costuma quadruplicar em dezembro. Não se sabe ao certo como esse ritual teve início, mas alguns dizem que a razão é o formato dos grãos, que lembram moedas.

O nome em português vem do espanhol lentilla – termo usado para as lentes de contato, que é outra referência à sua forma. Nos países em que a maioria da população é vegetariana, como a Índia e o Paquistão, seu consumo é bastante alto, por ser um alimento rico em proteínas.

No Brasil, 90% da lentilha consumida é importada de países como Canadá, Índia, Turquia e Estados Unidos. Já a produção local está concentrada nos estados do Sul, uma vez que a leguminosa não se adapta bem a altas temperaturas. Mas em contraponto, a planta resiste bem a períodos de seca, por ter raízes profundas. Outro fator positivo dessa cultura é sua versatilidade: depois de colhida, as folhas e os caules da planta podem ser usados na alimentação animal.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 58 = 65