Jornada FLV

Jornada FLV

A cidade de Engenheiro Coelho, em São Paulo, foi escolhida como a sede da 4ª edição da Jornada Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Entre os  dias 3 e 5 de agosto, produtores, pesquisadores, estudantes, professores e consumidores terão a oportunidade de se relacionar e aprender sobre a produção desses alimentos, do preparo do solo à colheita.

No Brasil, a cadeia de frutas, legumes e verduras abrange cerca de 1 milhão de produtores, e parte deles são de pequeno porte. A Jornada FLV tem tudo a ver com o nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan) já que esta é uma oportunidade para apresentarmos as tecnologias disponíveis e técnicas aos agricultores para que eles se capacitem e possam aumentar a produtividade das suas plantações.

O diferencial deste evento é a participação de professores de várias instituições, como USP, UFG, UFLA e UNASP, que compartilharão um pouco do seu conhecimento com os agricultores. Teremos, por exemplo, debates sobre fitopatologia (ciência que estuda as doenças das plantas) e entomologia (ciência que estuda os insetos e suas relações com a natureza).

Além disso, teremos um laboratório para análises de cultura em tempo real. Dessa forma, podemos conferir as principais doenças e pragas ao vivo, tornando o ambiente muito mais didático e transparente.

Para evitar filas e deixar a explicação mais assertiva, o público está sendo dividido em grupos para percorrer todas as estações da Jornada: seis destinadas à apresentação de tecnologias para diferentes tipos de cultivo e estágios da safra, uma com orientações sobre boas práticas agrícolas, e um pequeno laboratório equipado com lupas e microscópios para apresentar as características das doenças e pragas estudadas.

Não bastasse o alto valor educacional promovido pela Jornada, também teremos uma grande participação social. Parte das frutas, legumes e verduras utilizados no evento serão vendidos em uma feira beneficente que terá a renda convertida para alguma instituição da cidade, e a outra parte será doada a comunidades carentes. 😉

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =