Como tornar as culturas mais eficientes

Como tornar as culturas mais eficientes

Hoje vamos falar sobre como estamos evoluindo com o compromisso de tornar as culturas mais eficientes, que é apenas um dos pilares no nosso Plano de Agricultura Sustentável – The Good Growth Plan.

Antes de tudo, e para aqueles que ainda não conhecem: tornar as culturas mais eficientes, para nós, é aumentar a produtividade média das principais culturas do mundo em 20%, sem utilizar mais terras, água ou insumos. E quando estamos falando das principais culturas, aqui no Brasil, falamos de soja, milho, cana-de-açúcar, café e tomate.

A realidade é que o mundo precisa produzir mais alimentos nos próximos 50 anos, do que foi capaz de produzir nos últimos 10 mil e, para que isso seja possível, é preciso utilizar os recursos disponíveis com muito mais eficiência. Partindo dessa premissa, trabalhamos ao lado de produtores agrícolas fornecendo conhecimento agronômico, tecnologias eficientes e assistência técnica personalizada para que possamos ajudá-los a alcançar o potencial produtivo da área e da cultura, aumentando assim, o patamar de produtividade.

Entendemos que precisamos estar próximos aos produtores para que possamos compreender as condições e desenhar a melhor solução para cada um deles e, para isso, criamos uma rede de fazendas que envolvem 23 culturas, em 42 países, totalizando mais de 3.700 propriedades agrícolas participantes. Com essa proximidade e os dados obtidos em cada um dos casos, conseguimos fazer uma comparação com outras áreas que não estão participando de projetos do nosso Plano de Agricultura Sustentável, para encontrar medidas que sejam benéficas para o produtor.

E aqui vale falar, mesmo que rapidamente, sobre algumas das iniciativas relacionadas a esse trabalho e que nos auxiliam a “entregar” esse aumento de produtividade: o Integrare, o Granotop e a nossa plataforma NUCOFFE.

Integrare

Por meio dele, levamos agricultura de precisão, sementes de qualidade e assistência técnica especializada para os agricultores.

Saiba mais sobre essa iniciativa no vídeo:

Granotop

Com a ajuda de cooperativas aliadas, oferecemos aos agricultores um pacote de soluções integradas customizadas e validadas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). É uma reunião de plataformas de tecnologia, serviços e relacionamento que resultam em grãos de qualidade para o plantio e aumento da rentabilidade dos agricultores.

Nucoffee

Uma plataforma criada para promover a integração entre cafeicultores, cooperativas e torrefadores por meio da comercialização de cafés de qualidade diferenciada. Por meio dessa plataforma, oferecemos palestras, treinamentos, visitas técnicas, troca permanente de conhecimento, acesso às ferramentas de rastreabilidade e de melhor gestão da propriedade, dentre mais de 20 serviços customizados.

Resultados gerais

Por fim, compartilhamos os resultados de 2016 – já auditados – desse compromisso, que apontam, em alguns casos, aumento de até 8% na produtividade de pequenos agricultores. No Brasil, o aumento médio de produtividade do período foi de 5,7% em comparação ao ano de 2014, considerando as principais culturas cultivadas no país.

Ainda falta um bocado para atingirmos nossa meta, é verdade. Mas isso prova que estamos no caminho certo. 🙂

Para mais detalhes do nosso Plano de Agricultura Sustentável, clique aqui!

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1