Resultados do Plano de Agricultura Sustentável – Recuperando mais terras cultiváveis

Começamos, recentemente, uma série de publicações com os resultados individuais de cada um dos compromissos firmados em nosso Plano de Agricultura Sustentável – The Good Growth Plan. Se você perdeu a primeira publicação sobre “Como tornar as culturas mais eficientes”, clique aqui!

Agora, dando sequência a essa empreitada, falaremos sobre nosso segundo compromisso: Recuperar mais terras cultiváveis.  Por meio dele, nos comprometemos a melhorar a fertilidade de 10 milhões de hectares de terra à beira da degradação até 2020.

Segundo estimativas da CNUCD – Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, 52% de toda terra utilizada para a agricultura está moderada ou gravemente afetada pela degradação do solo. E um dos motivos é a adoção de práticas agrícolas de má qualidade, que estão expondo o solo à erosão, deixando milhões de hectares inférteis. Nesse ritmo, a cada ano, o mundo perde áreas cultiváveis que seriam suficientes para a produção de 20 milhões de toneladas de grãos!

E o que estamos fazendo para controlar isso?

Para alcançar nosso objetivo, estamos aumentando a conscientização sobre esse problema, e promovendo práticas agrícolas de conservação baseadas em mínima alteração do solo, como: rotação de culturas, plantio direto e cobertura permanente do solo.

Além disso, oferecemos serviços especializados, como mapeamento de solo e de nematoides, que ajudam a melhorar a qualidade do solo, sua fertilidade e consequentemente a produtividade e a rentabilidade. Dessa forma, mesmo produtores de diferentes portes que utilizam diferentes tipos de soluções poderão se beneficiar dessas práticas.

Resultados

Até o momento, os resultados para esse compromisso têm sido bem promissores. Só em 2016, por exemplo, conseguimos beneficiar 1,9 milhão de hectares adicionais de terra, o que nos levou a um total acumulado de 4,3 milhões de hectares nos últimos três anos, globalmente.

Para os próximos anos, continuaremos atuando com parceiros comerciais na criação e promoção de plataformas abertas que unam soluções e treinamento em tecnologia, maquinário e aspectos financeiros. Além disso, seguiremos trabalhando com a CNUCD, na Academia de Liderança do Solo (Soil Leadership Academy, SLA) para aumentar a conscientização e urgência entre autoridades políticas sobre saúde do solo e questões de fertilidade.

Continue acompanhando nossa página para saber os próximos resultados desse, e de outros compromissos. 🙂

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

55 − = 52